quinta-feira, 25 de abril de 2013

Trabalhe naquilo que você gosta (huummmm... sei, tô entendendo)

Olha só.
Sabe aquela frase, "trabalhe naquilo que você gosta",  na qual está subentendida que se você trabalha em algo que não gosta você é um fracassado miserável? Há uma pequena emenda que deve ser feita nesta lei do "trabalhe naquilo que você gosta".
Se o seu é um trabalho solitário (escritor por exemplo), talvez este mantra "trabalhe naquilo que você gosta" seja uma verdade absoluta. Mas se o que você gosta de fazer exige interação com outras pessoas, daí é preciso ir um pouco além do mantra.
Trabalhe naquilo que você gosta, ok, mas não se sinta superior as outras pessoas que ainda não conseguiram isso. Pense que se todos fizéssemos apenas o que gostamos as sociedades humanas poderiam não ser viáveis. Pense no "DEXTER". Ele faz o que gosta, mas o que ele gosta não é lá muito bonito de se ver. E você acha que alguém gosta de desentupir bueiros? E você acha que alguém gosta de ficar consertado fios as três da manhã por causa de um temporal? E você acha que alguém gosta de ficar  rompendo concreto com uma britadeira durante horas e com isso ganhar todos os tipos de doenças? E ser mesário? Você acha que alguém gosta de ser mesário nas eleições? E dar aula em lugares cuja insalubridade é máxima? Você acha que alguém gosta disso?
Se cada pessoa no planeta fizesse só aquilo que gosta e que quer, tenho sérias dúvidas se a civilização humana duraria uma semana.
Então, na próxima vez que você ouvir esse mantra "trabalhe naquilo que você gosta", pense que a vida é um "pouquinho" mais complexa do que isso.
E por fim, eu diria para você, trabalhe naquilo que você gosta, mas se isso ainda não é possível, não se sinta a pior pessoa do mundo por causa disso. Aliás, aproveite para ir tomar um sorvete. Relaxe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário